segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Viva a Fortaleza viva

Terra da Luz Editorial lança Viva Fortaleza, livro que mostra a capital cearense da década de 1950 a 2010.

Fortaleza é uma cidade viva, que passa por transformações diárias, a céu aberto. São novas ruas, novos prédios, novas formas e paisagens. Acompanhando de perto cada mudança, a população também se mostra renovada, com outros costumes, gostos, valores e novas maneiras de ver e viver a cidade.

Em 2006 a Terra da Luz Editorial iniciou o projeto Memórias da Cidade, lançando o livro Ah, Fortaleza!, no qual apresentou a capital cearense de 1880 a 1950. Agora, em 2011, traz um novo registro de memórias. No dia 06 de dezembro lança Viva Fortaleza 1950-2010, revelando em imagens e textos a passagem dos anos de uma cidade que cresce a passos largos. O lançamento será às 19h30 no Memorial da Cultural Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Na ocasião será aberta a exposição homônima, com projeções e reproduções de fotografias do livro, ambientes e objetos (parte deles enviados pela população) que recriam o cotidiano em Fortaleza.

A nova obra tem fotografias atuais e textos de autores que conhecem bem o cotidiano de Fortaleza. Palavras e imagens dialogam entre si num encontro de linguagens, revelando as referências pessoais e as interpretações de seus autores sobre a cidade. Os textos são assinados por escritores, jornalistas e outros pensadores e remetem a aspectos históricos, culturais, sociais, arquitetônicos e afetivos. Entre eles, Paulo Linhares, Angela Gutierrez, Fausto Nilo, Lira Neto, Natércia Pontes e Demitri Túlio, juntando-se aos olhares de Gentil Barreira, Silas de Paula, Chico Gadelha, entre outros.

E, aliado as visões dos autores, temos a Fortaleza dos álbuns de fotografia e baús de recordações. Em um resgate da cidade entre as décadas de 1950 e 90, a editora recebeu fotografias e cartões-postais de fortalezenses, que abriram os acervos pessoais e sua própria história iconográfica da cidade. Esse registro é enriquecido com imagens de objetos que marcaram época, entre os quais, álbuns de família, eletrodomésticos, peças decorativas e artigos de vestuário.

O projeto Viva Fortaleza 1950-2010 é uma realização do Ministério da Cultura por meio da Terra da Luz Editorial, com patrocínio da Oi, Companhia Energética do Ceará (Coelce) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB); e apoio cultural do Instituto Oi Futuro, Expresso Guanabara, Newland Veículos, SP Combustíveis e Sobral & Palácio Petróleo.

Serviço
Lançamento do livro Viva Fortaleza - Dia 06 de dezembro, às 19:30h, no Memorial da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema).
Na ocasião será aberta a exposição homônima, com projeções e reproduções de fotografias do livro, ambientes e objetos (parte deles enviados pela população) que recriam o cotidiano em Fortaleza.
Info: (85) 3261.0525, 8814.4393
www.terradaluzeditorial.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário