quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Chico Albuquerque no Sobrado Dr. José Lourenço

Vinte e cinco obras do mestre da luz serão expostas no Sobrado Dr. José Lourenço até 24 de outubro. Conversa sobre o autor lança oficialmente a mostra no próximo sábado, dia 28 de agosto, às 9h.


Em março, a editora Terra da Luz lançou Chico Albuquerque Fotografias, primeiro livro dedicado exclusivamente à obra deste mestre na arte da imagem, falecido aos 83 anos em dezembro de 2000, contendo uma coletânea de suas principais séries. Agora, é a vez de parte desse material sair das páginas para ser exposto. Vinte e cinco fotografias poderão ser vistas na EXPOSIÇÃO CHICO ALBUQUERQUE FOTOGRAFIAS, com coquetel de lançamento no dia 28 de agosto, às 9h no Sobrado Dr. José Lourenço. A exposição poderá ser visitada até o dia 24 de outubro, no local haverá exibição ainda de vídeos sobre o fotógrafo e livros.

A realização é do Instituto Cultural Chico Albuquerque (ICCA) em parceria com o Instituto Viva Brasil, que mostram ao público imagens de quatro séries de sua obra fotográfica. São elas: Ensaios (1930/1960), Mucuripe (1942/1952), Frutas (1978) e Jericoacoara (1985), que também estão presentes no livro. São ampliações em papel algodão, dispostas em molduras de 50x60cm, que compõem parte de uma tiragem limitada, pertencente aos acervos do ICCA e Imagem Brasil. Após período de visitação em Fortaleza, a exposição segue para circuito de galerias e outros espaços fora do Ceará.

No lançamento oficial haverá uma Roda de Conversa com Patrícia Veloso (Diretora da Terra da Luz Editorial), Ricardo Albuquerque (Presidente do ICCA) e convidados. Curadora da exposição, Patrícia Veloso acompanhou Chico Albuquerque em seus trabalhos durante 15 anos, de 1985 a 2000, realizando suas exposições, editando seus livros e organizando seus acervos. Em 1989 foi responsável pela edição do primeiro livro do fotógrafo, Mucuripe. Dez anos depois montou a exposição retrospectiva dos 65 anos de sua obra. É dela também a curadoria, juntamente com Ricardo Albuquerque, e a edição do livro Chico Albuquerque Fotografias, lançado este ano.


SERVIÇO

Exposição Chico Albuquerque Fotografias – Abertura oficial dia 28 de agosto (sábado), às 9h, com uma Roda de Conversa com Patrícia Veloso (Curadora da exposição e diretora da Terra da Luz Editorial), Ricardo Albuquerque (Pres. do Instituto Cultural Chico Albuquerque) e convidados. Local: Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154 – Centro). A exposição poderá ser visitada até o dia 24 de outubro nos seguintes horários: Segunda a sexta das 9h às 19h, sábado das 10h às 19h e domingo das 10h às 14h. Informações: 3101.8826.

Jornal O Povo de hoje: http://opovo.uol.com.br/app/opovo/vida-e-arte/2010/08/26/internaimpressavidaearte,2034694/seu-chico-bem-de-perto.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário