terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Autores do Viva Fortaleza: Natércia Pontes e Gentil Barreira


Natércia Pontes (palavras) e Gentil Barreira (imagens) assinam o capítulo Fortaleza Anoitece. Um devaneio sobre as memórias de noite e as noites da memória, observando o crepúsculo como uma paisagem mutante da cidade.


"A brisa bate constante e meus cabelos grossos, endurecidos pelo mar, salgam meus lábios em pequenas ricocheteadas. Eu era uma criança serelepe, de olhos vivos, sestrosa. Às vezes também introspectiva, como qualquer menino ou menina. E não tinha muita consciência da destruição. A vida parecia sempre a mesma, perene. (Vento assobiando nas esquadrias.) Ainda não havia me dado conta, tido uma consciência mais sólida, de que as coisas uma hora acabam e se transformam em outras. E isso é bom".

 

 
"O tempo passa, Fortaleza amanhece e anoitece, minhas pernas esticam e agora estou no antigo Búfalo Bill, mastigando com furor uma picanha sanguinolenta, mas de olho na mousse de chocolate que virá: a melhor mousse do mundo. Na volta para casa, meu pai alto declama: Sobrinhos do Capitão! — aquela sorveteria que já era. Como também já era a sorveteria do Cinquenta Sabores, na Beira Mar e o próprio Búfalo Bill. Tantas histórias, tantas estruturas, implodidas sem dó nem piedade. (Acho que isso é uma espécie de bênção. Esse desapego com o que passou. Passou, morreu, escafedeu-se. Acho que nós fortalezenses, estamos todos olhando para frente, e se não estamos é por causa do sol.)"




Natércia Pontes (1980)
Natércia Pontes é cearense e tem 31 anos. É autora de Az Mulerez (edição do autor) e organizadora de Semana (Ed. Hedra). Publicou contos nos jornais Folha de S.Paulo, O Globo, O Povo, Diário do Nordeste. Escreveu para as revistas Piauí, Aldeota, Ocas, O Casulo, Cronópios, Caos Portátil, Sítio (Portugal) e outras. Desde 2001 edita o blog natercia.blogspot.com.


Gentil Barreira (1953)
Autodidata, iniciou as primeiras experiências com fotografia aos onze anos, montando um pequeno laboratório de revelação. Frequentou os cursos de Arquitetura e Urbanismo em São Paulo e Comunicação Social em Fortaleza, sem concluir. A influência dos conhecimentos nessas duas áreas marcou seu trabalho e suas pesquisas na fotografia. Atua no mercado de publicidade, moda, retratos e arquitetura, e desenvolve paralelamente trabalho autoral com foco na pesquisa documental e em estudos de luz e movimento. Realizou diversas exposições individuais e participou de importantes coletivas no Brasil e no exterior. Sua obra, diversas vezes premiada, está presente em acervos de instituições culturais e representada em livros, catálogos, revistas e sites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário