terça-feira, 6 de abril de 2010

Lançamento do Livro Chico Albuquerque Fotografias

Chico Albuquerque Fotografias será lançado em Fortaleza dia 13/04, às 19h na Saraiva MegaStore (Shopping Iguatemi) e dia 15/04, às 18h30, no Café Literário da Bienal Internacional do Livro do Ceará (Centro de Convenções).


Livro apresenta uma coletânea de 65 anos de fotografia de Chico Albuquerque

A obra de uma das lendas da fotografia brasileira é publicada em novo livro com lançamento nacional dia 31 de março no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP). Chico Albuquerque Fotografias (Terra da Luz Editorial, 2009.138p) é o primeiro livro dedicado exclusivamente à obra do fotógrafo, falecido em 2000, aos 83 anos. Com patrocínio do Bicbanco, trata-se de uma coletânea das principais séries que marcam 65 anos de fotografia.

Ensaios (1930/1960), Mucuripe (1942/1952), Retratos (1940/1960), Publicidade (1950/1980), Frutas (1978), Arquitetura (1950/1970) e Jericoacoara (1985) são as séries presentes na publicação, numa mostra da abrangência de temas que marcam sua obra fotográfica.

“Nestas páginas, apresentamos memoráveis imagens executadas ao longo de uma vida dedicada à excelência, à criatividade, à singularidade. A inquestionável marca Chico Albuquerque de expressar-se com maestria na arte da luz. Um legado para a fotografia brasileira”, explica a editora do livro, Patrícia Veloso, em seu texto presente na publicação.

A curadoria do livro tem também a assinatura de Patrícia Veloso, juntamente com Ricardo Albuquerque, filho do fotógrafo e presidente do Instituto Cultural Chico Albuquerque (ICCA). “As 89 imagens que compõem este livro fazem parte de uma coletânea editada pelo próprio autor, o que possibilita disponibilizar ao público uma síntese do que ele considerava seus melhores trabalhos”, diz Patricia Veloso.

O livro foi elaborado a partir de acervos pertencentes ao ICCA, ao Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), a convênios entre o ICCA e o Instituto Moreira Salles (IMS-RJ), o ICCA e a Imagem Brasil (Ceará), convênio entre MIS-SP e IMS-RJ, ao acervo do Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi; e a coleções de Rubens Fernandes Junior, Gentil Barreira, Manuk e German Lorca. A obra tem patrocínio do BICBANCO.

Chico Albuquerque Fotografias apresenta textos de fotógrafos, pesquisadores, artistas plásticos, entre outras personalidades que de alguma forma participaram da vida profissional de Chico Albuquerque, em São Paulo ou no Ceará. A abertura coube a Rubens Fernandes Junior, pesquisador e crítico de fotografia, que faz um relato histórico e cronológico da trajetória profissional de Chico Albuquerque, inserido no contexto da fotografia brasileira.

“Com esta publicação busca-se fazer justiça ao trabalho fotográfico de Francisco Albuquerque, uma referência na história da fotografia moderna do Brasil, diz Rubens Fernandes Junior no texto de abertura no livro. E complementa: “Francisco Albuquerque, por todas as razões expostas ao longo deste texto, pela sua incrível trajetória no mundo da luz, por sua disponibilidade em compartilhar os seus momentos especiais em magníficas fotografias, por sua fiel amizade com outros artistas e intelectuais, pela sua ousadia e competência, está entre os grandes nomes da fotografia do século XX produzida no Brasil”.

Outras personalidades que assinam os textos de Chico Albuquerque Fotografias são: Ricardo Albuquerque, Carlos d’Alge (escritor), Angela Magalhães e Nadja Fonseca (curadoras e pesquisadoras associadas de fotografia), Simon Callow (ator, escritor e diretor de teatro), José Zaragoza (publicitário), Sergio Burgi (coordenador de fotografia do Instituto Moreira Salles), Aldemir Martins (artista plástico, in memoriam), Olga Krell (arquiteta e editora) Luciana Dummar (presidente-executiva do jornal O Povo/CE) e os fotógrafos Thomas Farkas, German Lorca, Dudu Tresca, Sergio Jorge e Gentil Barreira.

O VÍDEO




O FOTÓGRAFO

Nascido em Fortaleza em 25 de abril de 1917, Chico Albuquerque iniciou sua carreira trabalhando com cinema aos 15 anos e aos 17 já era fotógrafo profissional. Em 1943, aos 25, fez still do filme It’s All True, de Orson Welles. Mudou-se para São Paulo em 1947, onde permaneceu até 1975. Nos primeiros dez anos já havia conquistado uma posição privilegiada no mercado, antes exclusivo de retratos. Fez portraits de Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, Burle Marx, Aldemir Martins, Cacilda Becker, Odete Lara e outras tantas personalidades do mundo político, artístico e social do país.

Chico Albuquerque inovou a publicidade brasileira fotografando modelo e produto em uma campanha da Johnson & Johnson, da agência J.W Thompson. Deixou sua assinatura em temas como indústria automobilística, moda, culinária, retrato, arquitetura e, paralelamente, produziu ensaios autorais que se tornaram célebres, como Mucuripe.

Em Fortaleza, onde voltou a morar a partir de 1975, foi responsável por uma transformação no mercado fotográfico cearense, tornando-se mestre de toda uma geração de fotógrafos, alguns dos quais hoje renomados nacionalmente, tornando o estado uma referência na fotografia em todo o Norte e Nordeste.

Com seus ensaios, Chico Albuquerque participou de mostras nacionais e internacionais, colecionando grande número de premiações, como Prêmio Foto Cine Brasileiro (Rio de Janeiro/1950), Salone Internationale de la Tecnica (Itália/1952-1953), Salão Internacional de Frankfurt (Alemanha/1953), Focus, Salon Amsternan (Holanda/1954), Prêmio Nacional de Fotografia – Funarte (1998). Foi diretor fotográfico do Foto Cine Clube Bandeirante entre 1949 e 1950, ano em que participou do júri de Seleção do Salão Internacional de Arte Fotográfica de São Paulo.

Sua última individual em vida foi em 1999, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, com uma retrospectiva que marcou os 65 anos de carreira profissional. Só parou de fotografar aos 83 anos, em 2000, quando ainda assinou campanha publicitária nacional, vindo a falecer em 26 de dezembro do mesmo ano.

AS SÉRIES PRESENTES NO LIVRO

Ensaios (1930/1960) – “A luz é tudo na fotografia”. A frase de Chico Albuquerque lembrada por Patrícia Veloso resume o segredo de sua obra ter se tornado referência no país.

Mucuripe (1942/1952) – Tem jangada no mar, pescador, mar, areia. Tem a Praia do Mucuripe, um dos cartões postais de Fortaleza. Este ensaio é um dos ícones da fotografia de Chico Albuquerque. Impossível lembrar seu nome sem associá-lo às célebres fotografias deste ensaio.

Retratos (1940/1960) – O fotógrafo, a luz e o retratato. Bastava isso para que saíssem da câmera de Chico Albuquerque os mais perfeitos retratos, em preto e branco, que marcaram época e fizeram – e ainda fazem – escola.

Publicidade (1950/1980) – Antes da fotografia, apenas ilustrações eram utilizadas em anúncios publicitários. “Tive a sorte de conhecer o melhor fotógrafo da época: Chico Albuquerque. Muitos dos meus melhores trabalhos, diversos premiados, foram fotografados por ele”. Frases do publicitário José Zaragoza. Juntos assinaram campanhas memoráveis da agência J.W Thompson e DPZ.

Frutas (1978) – Frutas tropicais e regionais, fotografadas em estúdio por Chico Albuquerque. “Considero as melhores fotografias de frutas brasileiras que existem no Brasil”. A declaração é do artista plástico Aldemir Martins. Sobre o tema, fizeram juntos o livro Água na Boca (Chico Albuquerque, Rubem Braga e Aldemir Martins. Grupo Boston, São Paulo.1978).

Arquitetura (1950/1970) – Nesta série algumas fotografias são inéditas em publicações. Destaque para registros de sua habilidade em lidar com a arquitetura, fosse como autor dos projetos e ambientações que desenvolveu de suas próprias residências, ou documentando obras de profissionais com quem conviveu também em São Paulo, como Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi, Aflalo e Oswaldo Brakte.

Jericoacoara (1985) – “Mais uma vez Chico Albuquerque mostrou-se um visionário, antecipou-se, fotografou Jericoacoara como se soubesse que aquela pequena vila de pescadores um dia se tornaria um paraíso turístico”, comenta Patrícia Veloso. Em 1999, o fotógrafo insistiu para que o ensaio entrasse na exposição retrospectiva dos 65 anos, embora os negativos originais color já estivessem desgastados. O que está no livro são reproduções em cromo a partir de cópias coloridas desta série, dada a importância do ensaio no contexto da obra do autor.

INSTITUTO CHICO ALBUQUERQUE

Em 2003 foi criado o Instituto Cultural Chico Albuquerque (ICCA), com o propósito de preservar e difundir a obra de Chico Albuquerque e de seu pai, Adhemar Bezerra de Albuquerque. O ICCA foi responsável por projetos como o restauro da iconografia do cangaço, publicação de livros e exposições no Brasil e na França, ambos com o tema Cangaceiros. Também por meio do Instituto foi firmado um convênio entre o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) e o Instituto Moreira Salles para restaurar, preservar, catalogar e difundir a obra de Chico Albuquerque. Na França e no Brasil o ICCA realizou exposições com o tema Mucuripe, uma de suas mais importantes séries, e Retrospectiva Chico Albuquerque.  

SERVIÇO

Chico Albuquerque Fotografias. Terra da Luz Editorial, Fortaleza, 2009

Lançamento em FortalezaA obra será apresentada por Ricardo Albuquerque, filho do fotógrafo e presidente do Instituto Cultural Chico Albuquerque (ICCA), com mediação da editora Patrícia Veloso. Ambos assinam a curadoria do livro.  Chico Albuquerque Fotografias será lançado em Fortaleza no dia 13/04, às 19h na Saraiva MegaStore (Shopping Iguatemi) e dia 15/04, às 18h30, no Café Literário da Bienal Internacional do Livro do Ceará (Centro de Convenções). 
Lançamento em São Paulo
O lançamento de Chico Albuquerque Fotografias ocorreu no dia 31 de março no Museu da Imagem e do Som - MIS. Foi marcado por palestras do pesquisador e crítico Rubens Fernandes Junior, sobre a carreira de Albuquerque e sua referência na história da fotografia no Brasil, e de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do Instituto Moreira Salles, com enfoque na sua obra. O IMS, em convênio com o MIS, é hoje responsável pela conservação e recuperação do acervo do fotógrafo, composto por mais de 60 mil arquivos analógicos, entre negativos e cromos.

Onde encontrar
O livro poderá ser encontrado nas principais livrarias e no site da editora www.terradaluzeditorial.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário